acima do conceito, o princípio.


Responsabilidade, educação, remodelagem de posturas, evolução de valores… sustentabilidade está lonje de ser uma tendência.

Falar sobre o assunto e/ou desenvolver projetos sustentáveis requer envolvimento; mais, comprometimento com princípios que precisam ser conhecidos e interiorizados.

Um espaço elaborado sob esses princípios tem de ser capaz de criar ou reforçar elos entre o(s) usuário(s) e o meio ambiente.

Esse é o papel do designer de interiores, aproximar, integrar o homem com a natureza através do espaço que escolheu para ser seu abrigo.

Como? Planejando cada ambiente de modo que seja, além de ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e aceito pelo modelo cultural onde está inserido.

É um trabalho de especialista!

A criação artística não pode ficar à margem, não é um elemento à parte em relação aos princípios da sustentabilidade. Além de funcionais, cada ambiente recebe a identidade do(s) usuário(s), com suas características e expectativas.

A concretização se dá através de materiais naturais, salubres, com pequeno ou nenhum impacto à natureza. Peças de decoração do artesanato local, por exemplo, são o charme que o ambiente precisa. Usar os recursos oferecidos pela natureza com criatividade pode surpreender!

Conforto? Por que abrir mão?

Segurança? É indispensável em qualquer projeto.

Custo-benefício? Aqui vai além dos números, encontra um modo de viver integrado com a natureza e com os nossos do futuro.