Blog

Como escolher o imóvel ideal para consultório?

Um profissional de saúde enfrenta muitos desafios na carreira. A constante atualização, a decisão por especialidade, o cuidado com o próximo e o exercício da profissão com ética e higiene já fazem parte do dia desse trabalhador. O que muitos não esperam é ter que lidar com a escolha do imóvel comercial ideal para consultório ou clínica, que exigem um cuidado maior do que um simples aluguel de sala comercial. Você trabalha na área da saúde e quer saber como fazer a melhor escolha para o seu consultório? Quer saber o que levar em conta na hora de alugar ou comprar uma casa comercial? Fique atento ao post e confira as nossas dicas!

Entenda seu público-alvo

Como são as pessoas que você atende? Você tem sua lista de clientes fechada ou precisa angariar novos? Como seus pacientes chegam até o seu consultório? Esses são alguns dos questionamentos que você deve fazer antes de decidir qual será o melhor imóvel para a sua clínica.

Se seus pacientes chegam até você por meio de transporte público, é importante que você escolha um bairro bem servido de ônibus ou metrô. Idas a médicos, fisioterapeutas ou dentistas nem sempre são planejadas e, por isso, os profissionais devem estar acessíveis a quem utiliza seus serviços e que pode precisar chegar à sua clínica em uma emergência. Da mesma forma, se seus pacientes costumam ter carro, é importante ser conveniado a um estacionamento próximo ou então oferecer uma vaga no próprio estabelecimento.

Profissionais de saúde que ainda buscam angariar novos clientes também devem se concentrar próximos a outros consultórios. É muito comum que uma mãe leve seu filho a um pediatra e a um dentista que ficam no mesmo prédio, por exemplo. Não subestime essa forma de atrair clientes; embora os profissionais de saúde sejam, muitas vezes, indicados por pacientes antigos, vai acontecer de alguém ver seu nome na lista de salas de um prédio e procurar por seus serviços.

Procure analisar, também, se seu público-alvo pertence às classes A, B ou C. Pessoas com baixa renda sentem-se intimidadas em consultórios localizados em áreas muito nobres ou em imóveis muito suntuosos. Por outro lado, a classe A costuma valorizar muito esses aspectos. Faça um estudo dos pacientes que já tem e quais quer atrair para fazer a melhor escolha e ter uma clínica de acordo com o perfil de quem procura por você.

Planeje o espaço que será necessário
Antes de sair procurando por imóveis e salas comerciais nos portais de imóveis da cidade, é importante você entender do que exatamente sua clínica precisa. Rabisque uma planta com os espaços que você precisa. É necessária uma sala para recepcionista? Você gostaria que o banheiro para sua clientela fosse separado daquele que você usa? Precisa de uma sala de espera?

Entender a área ideal para que você atenda seus pacientes é crucial na hora de encontrar um imóvel para seu consultório. Existem psicólogos, por exemplo, que usam somente uma sala para atendimento e um banheiro. Algumas especialidades médicas, no entanto, precisam de sala de espera, consultório, área de exames, entre outras divisões.

De nada adianta você escolher uma sala comercial de uma única peça se você precisa de outros cômodos para atender seus pacientes da melhor forma. Alguns imóveis comerciais podem ser amplos e permitir que as divisões sejam feitas posteriormente à construção, com biombos ou divisórias. Entretanto, se a sala for compacta, isso ficará mais difícil.

Escolha a melhor localização do imóvel para consultório

Para ser certeiro na escolha da sua clínica, é importante você analisar os melhores bairros para se instalar. A primeira dica é a proximidade com a sua casa, já que isso facilita a sua vida e permite que você chegue ao trabalho mais facilmente.

Se você precisa pegar ônibus ou metrô para chegar à clínica, é importante que o imóvel esteja localizado em um bairro com transporte público de qualidade. Por mais que você esteja disposto a caminhar bastante, por exemplo, em algum momento isso vai prejudicar.

Fique atento à segurança do bairro e também do prédio em que fica o imóvel, se for o caso. A violência urbana está cada vez maior e as pessoas querem se sentir seguras quando vão às suas consultas. Procure conversar com outros profissionais da região para entender como é o dia a dia do bairro e questione os porteiros, se houver.

Outra dica para escolher a melhor localização para seu consultório é checar os números do seu faturamento. O que você ganha com as consultas faz valer a pena um escritório em uma região nobre e, portanto, mais cara? Coloque na balança os prós e contras de cada bairro para não se arrepender depois.

Não se esqueça de que regiões mais afastadas favorecem o não comparecimento e os cancelamentos. Entretanto, essa pode ser uma boa ideia se seus clientes estão concentrados em um único bairro e se sua intenção é a de atender determinado local.

Se não for o caso, opte por áreas próximas ao Centro. Não é indicado abrir sua clínica a quilômetros de distância de quem precisa de você.

Fique atento às normas da Vigilância Sanitária

Um imóvel que vai cuidar da saúde das pessoas não é um imóvel qualquer e deve atender a algumas exigências. Para começar, é importante saber que você precisa de um alvará e de uma Licença Sanitária expedida pela Secretaria de Saúde da sua cidade.

Se você busca um imóvel que já foi espaço de saúde, talvez você não precise adaptá-lo, mas é importante colocar quaisquer mudanças na ponta do lápis para saber se vale a pena gastar com essas interferências. Uma clínica deve ter o projeto arquitetônico aprovado pela Vigilância Sanitária. Tudo isso pode custar bastante dinheiro e fugir muito do seu orçamento inicial.

Não se esqueça de que é necessária uma pia com sabonete líquido para a área de pacientes e de que todos os produtos devem ser aprovados pelo Ministério da Saúde. Outra exigência é a de que o local seja bem ventilado e de que o piso seja liso e lavável para não acumular sujeira.

Essas são medidas que custam dinheiro se o imóvel não for pensado para o setor da saúde, mas que garantem a higiene das pessoas e podem evitar muitas doenças.

Agora que você já sabe o que levar em conta na hora de escolher o imóvel ideal para consultório, pode começar a procurar por seu novo local de trabalho, não é mesmo? Compartilhe esse post em suas redes sociais e ajude outros colegas a encontrarem sua próxima clínica!

Designer de Interiores

Pós-graduada em Ambientação de Interiores, Tecnologias e Sustentabilidade pela Universidade do Vale de Itajaí em 2012, Desde sua formação em 2008 atua como Designer de Interiores, residenciais e comerciais.

O que faz a diferença em seu trabalho, entretanto, é um interesse genuíno pelas pessoas, seus desejos e seus estilos de vida.

Cada projeto de Rose Souza nasce da observação do cliente e da cuidadosa análise de seus objetivos, sejam eles pessoais, familiares ou corporativos. Para materializar o que para muitos é um sonho, Rose usa toda a sua versatilidade e dedicação em cada etapa do projeto.

WhatsApp 47 – 996416616

#designdeinteriores

#meiapraiaitapema

#projetocomercial

#projetoresidencial

#especialistainteriores