Como Usar Espelhos para Aumentar Visualmente o Ambiente: Dicas e Inspirações

Com as casas e apartamentos ficando cada vez menores, os arquitetos de interiores precisam ser criativos para criar truques e maneiras de tornar os ambientes mais espaçosos.

Entre as estratégias mais utilizadas para deixar um cômodo visualmente mais amplo estão o uso de cores claras, a combinação de tons de piso e parede, a instalação de móveis e cortinas mais altas e a utilização de iluminação indireta. Porém, a maneira mais versátil e comum de deixar o ambiente maior é através do uso de espelhos!

Quer saber por qual motivo os espelhos aumentam o cômodo? Ou, quem sabe, gostaria de receber algumas dicas de como usar essa estratégia para aumentar visualmente o tamanho do seu ambiente? Ou você deseja ver algumas inspirações de ambientes em que essa técnica pode ser aplicada? As respostas para todas essas dúvidas estão a seguir!

A principal explicação sobre o motivo de os espelhos aumentarem visualmente os ambientes está na ilusão de ótica criada pelo reflexo de luzes e cores. Afinal, o cômodo refletido pelo espelho fica duplicado, dando a impressão de que a área possui até o dobro de tamanho.

Esse truque causa a sensação de que o ambiente possui muito mais espaço.

Como usar os espelhos para aumentar visualmente o tamanho do ambiente?

Home Office Versátil Mais Art & Design Escritórios modernos MDF Cinza minicloset,bancada,espelho,cinza,homeoffice

Para conseguir esse efeito de amplitude usando espelhos, algumas dicas são importantes:

– Aposte em paredes espelhadas, que refletem o ambiente como um todo, duplicando visualmente toda a área do cômodo;

– Caso não queira uma parede inteira com espelhos, escolha um modelo grande que ocupe do chão até o teto para refletir o máximo possível;

– Utilize iluminação estratégica combinada com o espelho, introduzindo uma luminária com luz refletida no reflexo;

– Cuidado para não incluir muitos espelhos e deixar o ambiente poluído, com a sensação de que está cheio (que é oposta ao que se deseja quando se quer amplitude).

Se além de saber como usar os espelhos para aumentar o ambiente, você quiser conhecer os tipos e saber qual o espelho ideal para cada ambiente

Ambientes que podem ter o espaço aumentado com o uso de espelhos

Ambiente cozinha Rosé Indoor Design Cozinhas clássicas

Ambiente cozinha por Rosé Indoor Design

Salas de estar, de jantar, quartos, cozinhas e, até mesmo, banheiros, corredores e halls de entrada podem ficar mais amplos e espaçosos com o uso dos espelhos.

Confira algumas inspirações de como usar espelhos em cada um desses ambientes:

A sala de estar fica mais espaçosa e visualmente confortável com o uso dos espelhos

Sala aconchegante com sofás vermelhos Lúcia Vale Interiores Salas de estar ecléticas Plantar,Mobiliário,Sofá,Mesa,Conforto,Madeira,Design de interiores,Sala de estar,Pisos,Chão